Título: Jeanne D'Arc, de Mary Gordon: textos e intertextos da história à ficção
Data da defesa: 03/set/2004
Resumo: Manhã de quarta-feira, 30 de maio de 1431. Um ritual é preparado na praça do Velho Mercado de Rouen. Todos aguardavam ansiosos para assistirem à queima de Joana Darc, jovem obstinada e insolente que, com sua fé inabalável, reergueu a nação francesa, entrando para a história, a cujo discurso não ficou atrelada. Personagem migrante por excelência, transpõe fronteiras, tanto genéricas quanto espaciais e temporais, ressurgindo na ficção contemporânea das Américas em Jeanne Darc (2000), de Mary Gordon, corpus eleito para esta pesquisa. Em um primeiro momento, os fatos que envolveram a trajetória de Joana Darc são recuperados por meio de uma breve historiografia, imprescindível para a compreensão de sua ressurgência na narrativa ficcional. A re/leitura da vida da heroína feita por Gordon remete a uma prática desconstrutora de modelos eurocêntricos e é analisada nesta dissertação a partir das teorias da metaficção historiográfica (Linda Hutcheon) e das reflexões críticas sobre o hibridismo (Zilá Bernd).
Título: Para uma análise do künstlerroman de autoria feminina: o dilema procriação/criação em As doze cores do vermelho, de Helena Parente Cunha
Data da defesa: 24/jan/2005
Resumo: O presente trabalho consiste na análise do Künstlerroman (romance de artista) de autoria feminina As doze cores do vermelho (1988), da escritora baiana Helena Parente Cunha. Considerando que esse gênero literário adquire novas configurações ao enfocar uma mulher na posição de heroína-artista e gênio criador, busco examinar de que forma se dá a trajetória da protagonista-artista no romance, tomando como ponto de partida o dilema procriação/criação, e considerando a categoria de gênero (gender). As pesquisas realizadas acerca do Künstlerroman de autoria feminina pela Crítica Literária Feminista, no Brasil e no exterior, revelam a inadequação das categorias tradicionalmente relacionadas ao gênero, quando aplicadas às obras de autoria feminina, consideradas as suas especificidades. A protagonista tem que resolver o dilema arte/vida, ao mesmo tempo em que se depara com os obstáculos a ela impostos pela sociedade patriarcal, por meio dos papéis predeterminados como, por exemplo, o de mãe e de esposa.
No romance As doze cores do vermelho, o dilema procriação/criação emerge como o conflilto central, uma vez que a protagonista-artista, impossibilitada pelo sistema familiar de conciliar arte e maternidade, precisa optar entre a expressão pela arte e a sua realização no âmbito público - criação - , e a maternidade - procriação -, restringindo-se ao âmbito privado da família. Ao retratar uma protagonista que refuta os papéis impostos pelo sistema vigente, e se recusa a abrir mão da realização por meio da arte, Cunha expõe para análise o modelo rígido de estrutura familiar vigente ainda na atualidade. Tal modelo perpetua noções essencialistas as quais relacionam a mulher à passividade, e a relegam à posição de outro do homem. A família, nos moldes em que se estrutura, circunscreve a mulher no âmbito privado do lar, e impossibilita a sua transcendência pessoal. Ao ficar restrita ao espaço familiar, a mulher é impossilitada de se realizar publicamente por meio da arte. Os questionamentos levantados por meio de Cunha na obra formadora do corpus podem suscitar a reflexão acerca da situação da mulher na sociedade e, dessa forma, motivar transformações nas estruturas vigentes, reafirmando o papel transformador do Künstlerroman de autoria feminina.
Título: Uma leitura de A cidade dos Padres no contexto do novo discurso ficcional-histórico na América Latina
Data da defesa: 29/mar/2004
Resumo: Esta dissertação focaliza as mudanças que ocorrem na visão de mundo e na poética do romance histórico em textos significativos do sistema da literatura latino-americana. Com esse propósito, particularizando em alguns romances históricos contemporâneos Concierto barroco, El arpa y la sombra, ambos de Alejo Carpentier, Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro e Los perros del paraíso, de Abel Posse, é integrada uma visão de conjunto do processo de transformação que vem acontecendo na poética do gênero na América Latina. Nesse contexto, posteriormente é realizada uma leitura crítica do romance A cidade dos padres (1986), de Deonísio da Silva, privilegiando a análise de seu universo cosmovisivo e compositivo, bem como os significados que a obra alcança no sistema da cultura literária latino-americana.
Título: Na tradição do künstlerroman de autoria feminina: Lésbia em diálogo com Corina e para além do intertexto
Data da defesa: 16/dez/2004
Resumo: O künstlerroman (romance de artista) é um genero literário consagrado na literatura ocidental. Por meio do processo de revisão e recuperação efetuado pela Crítica Literária Feminista, apartir dos anos sesenta do século XX, torna-se possível falar em uma tradição deste genero (genre) no feminino. A adição da categoria gênero (gender) na análise de romances de artista revela-se essencial para a problematização e ampliação do seu conflito central: vida versus arte.
No Brasil, apesar de a crítica do künstlerroman de autoria feminina ser ainda muito incipiente, o romance de artista surge em 1890, ano em que Délia - psedonimo de Maria Benedita Bormann (1853-1895) - publica Lésbia, obra que constitui o corpus desta dissertação. A análise de Lésbia abrange duas dimensões: a primeira diz respeito ao seu diálogo com o romance Corina (1807), de Madame de Staël (1776-1817), uma das mais relevantes percursoras do genero; a outra, ilumina o uso de estratégias narrativas e aspectos temáticos que demonstram a transcendência das relações intertextuais entre os dois romances.
Esta leitura, acerca do künstlerroman de autoria feminina, está embasada em categorias analíticas, articuladas entre si e vinculadas a diferentes áreas do conhecimento, como a da Teoria da Literatura e a da Crítica Literária Feminista. Nesse contexto, além da perspectiva do genero, são fundamentais os conceitos de dialogismo, de Bakhtin, de intertextualidade, de Julia Kristeva, e de palipsesto, de Susan Gubar e Sandra Gilbert.
Neste romance, Délia enfoca a trajetória de uma artista, fato que traz como conseqüencia tanto a rejeição a conceitos essencialistas e universais como a proposta de desconstrução de papéis naturalmente impostos a homens e mulheres. A autora constrói uma imagem gendrada da protagonista-artista, situando-a no locus de um sujeito ativo, isso é, como produtora de cultura. Lésbia é um romance que estabelece os paradigmas de um gênero literário na série brasileira.
Título: O percurso do Barba-Azul: do conto popular a Angela Carter
Data da defesa: 15/out/2004
Resumo: Os contos de fadas literários surgiram no século XVII com Charles Perrault, mas a sua origem como tradição oral se confunde com a própria história da civilização. A mulher curiosa , incapaz de aceitar a proibição, faz parte da cultura de diversos povos. Perrault retoma esta personagem e adiciona à trama um marido assassino, que usa a proibição como uma tentação à qual a curiosa não pode resistir. O marido sanguinário, Barba-Azul, antecede e prenuncia uma personagem comum no mundo real e na ficção do século XX, o serial killer.
O tema do marido-ogro recebe várias interpretações nos três séculos seguintes. A versão de Angela Carter, chamada The bloody chamber, é especialmente interessante por se claramente um intertexto da obra do autor francês. Através da análise semiótica dos níveis fundamental, narrativo e discursivo, o percurso do marido-ogro é estudado no texto da tradição Le gros cheval blanc e nos contos literários La Barbe-Bleue e The bloody chamber. Nossa intenção, no presente trabalho, é, portanto, descrever e examinar as semelhanças e diferenças entre as narrativas, considerados os níveis referidos.
Título: Aldyr Schlee e a linha de fronteira: homem, terra e literatura
Data da defesa: 15/abr/2004
Resumo: O tema da fronteira constitui uma preocupação muito atual, tanto para a teoria como para a crítica literária. Nele está inserida a contística de Aldyr Garcia Schlee, um escritor de fronteira, cujas três primeiras obras ambientam-se, invariavelmente, na zona de limite entre Brasil e Uruguai. Além de explorar geograficamente a fronteira e suas demarcações naturais, é prática do autor jaguarense lidar com as variadas acepções de fronteira, como por exemplo, as que definem a voz das instâncias autoral e narrativa, ou as que delineiam a memória e a imaginação.
Situada num espaço intervalar, a obra de Aldyr Schlee constitui o corpus da presente pesquisa, que não se ocupou dela na íntegra, mas apenas com os três primeiros volumes, todos dedicados ao conto, respectivamente intitulados Contos de sempre, Uma terra só e Linha divisória. Na perspectiva da referida condição, a contística de Schlee é analisada em seus contrapontos e aproximações com o regionalismo sul-rio-grandense, no tocante à instância do narrador, à relação com o tema da fronteira, bem como à representação do tipo humano e do espaço sul-rio-grandense. No elenco de pontos dissidentes e convergentes entre a contística de Schlee e a regionalista, a possibilidade de inserir a obra analisada numa série literária que, ainda bastante apegada ao elemento regional, transcende ao Regionalismo em seu sentido mais estrito.
Título: Arauto das Letras (1882-1883): uma amostra da expressão literária da região sul-rio-grandense
Data da defesa: 03/mar/2004
Resumo: A dissertação "Arauto das Letras (1882-1883): uma amostra da expressão literária da região sul-rio-grandense" utiliza o material do CD-Rom do projeto de pesquisa 'Literatura, Jornal e Cultura: autores pelotenses (1850-1889)' que, desde 2001, vem desenvolvendo um trabalho de recuperação das produções literárias e de nomes de colaboradores que auxiliaram, por meio da imprensa literária da região, no desenvolvimento sócio-cultural de Pelotas e localidades vizinhas. O presente trabalho é o resultado do resgate dos textos literários veiculados pelo jornal Arauto das Letras, que circulou entre as cidades de Rio Grande e Pelotas nos anos de 1882 e 1883. Elaborado a partir da organização de listas referentes às matérias publicadas, colaboradores, temas, gêneros literários e anúncios, este trabalho atinge o objetivo de apresentar um material inédito sobre a literatura da região sul-rio-grandense, ao mesmo tempo que ajuda a preservar a memória cultural da sociedade gaúcha.
Título: Imprensa e Literatura no Rio Grande: o periódico Inúbia (1868)
Data da defesa: 25/mar/2004
Resumo: A dissertação "Imprensa e literatura no Rio Grande: o periódico Inubia (1868)" está inserida na linha de pesquisa 'Literatura Sul-Rio-Grandense' e está vinculada ao projeto 'Literatura e imprensa no Rio Grande do Sul do século XIX'. Nessa perspectiva, o trabalho contempla a catalogação do periódico, através da organização de dois índices: um organizado por assunto; outro, por colaboradores. Além disso, a dissertação contém uma antologia com a matéria literária publicada no jornal, que foi integralmente transcrita e atualizada lingüisticamente. Afora isso, a dissertação realiza, observando a perspectiva oferecida pela História da Literatura, o estudo de todo o material literário veiculado no periódico: a poesia e a narrativa. Assim concebido, o trabalho, ao focalizar material inédito, objetiva contribuir para a reescrita de capítulo importante da história literária regional.
Título: A água na poesia bandeiriana: a concretude do líquido
Data da defesa: 18/maio/2004
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado em História da Literatura, intitulada "A água na poesia bandeiriana: a concretude do líquido" versa sobre a importância da água e suas formas de aparição dentro da poesia de Manuel Bandeira. O trabalho tenta analisar como o poeta utilizando-se de um elemento material e concreto, torna-o abstrato para concretizá-lo como experiência de vida. A ênfase dar-se-á em um conjunto de poemas retirados de Estrela da Vida Inteira nos quais a água apresenta-se como elemento de encontro e desdobramento do sujeito autobiográfico.
Título: Uma leitura da ficção e da história na escrita de Setiembre, de Carmen da Silva
Data da defesa: 09/jul/2004
Resumo: A escritora rio-grandina Carmen da Silva (1919-1985), embora sendo um nome relevante das letras brasileiras, pois, além de precursora do feminismo, é autora de importante produção romanesca, ainda é desconhecida na Academia. Para resgatar e ampliar a visibilidade de sua obra, esta dissertação estuda sua primeira narrativa ficcional, Setiembre (1957), traduzida para o português com o título de Fuga em Setembro (1973), que retrata a decadência do governo de Juan Domingo Perón, um dos mais longos e marcantes da América Latina. O conflito que eclode no dia dezesseis de setembro de 1955, e que culmina com a deposição do líder, e as repercussões sociopolíticas desse fato, são retratados nessa obra e serão estudados nesta dissertação, levando em conta o entrecruzamento da história com a literatura.
Título: Uma leitura de Isobel Gunn, de Audrey Thomas, no contexto do travestismo no discurso feminino
Data da defesa: 07/out/2004
Resumo: O travestismo feminino é um tema recorrente na história da literatura. Contudo, na encontramos tantos estudos quanto a relevância da temática sugere, e a maioria daqueles realizados não leva em consideração o histórico do motivo. Nesse trabalho, percorremos práticas representativas do travestismo feminino na literatura, num estudo diacrônico da figura, delineando um caminho para a investigação da problemática do discurso feminino. O travestismo, no contexto discursivo feminino, significa uma importante estratégia de (des)construção de possibilidades identitárias para o ser mulher.
A obra escolhida par análise é o romance Isobel Gunn (1999), da escritora canadense Audrey Thomas. Na proposta artística da narrativa, Thomas apresenta técnicas de travestismo que desestabilizam a noção cultural de gênero e agenciam a autonomia identitária do sujeito feminino. Verificamos nesse estudo como o signo do travestismo, inserido em ambiente literário de inter/invenção feminina, realiza relevantes contribuições para o debate crítico feminista atual, dentre os quais estão as relações de gênero, a busca da identidade autêntica, e o papel da narrativa nessas questões. Na leitura do texto, focalizamos os processos de tecnologia de gênero, presentes em Isobel Gunn numa abordagem que aponta possibilidades de interferência e subversão nas suas relações com a visão tradicional. Nosso embasamento teórico ancora-se nas perspectivas dos estudos femininos da contemporaneidade e nos princípios da hermenêutica moderna.
Título: Nas margens da História e da Literatura: A margem imóvel do rio
Data da defesa: 30/ago/2005
Resumo: A presente dissertação propõe o estudo da relação entre literatura e história. A pesquisa visa a revisar e investigar as posturas contemporâneas que teorizam a respeito dessa relação e a analisar o livro A margem imóvel do rio, do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil. Assim, este trabalho comporta divisões que objetivam distribuir os componentes analisados. Conforme tal ordenação, em primeiro lugar situam-se os princípios teóricos no que diz respeito à relação das duas áreas em questão; a seguir é feita a abordagem da ficção na narrativa histórica e vista a possibilidade de esta conter múltiplas versões. Em segundo lugar, encontra-se a revisão da obra literária de Assis Brasil no que se refere à história, temática principal de suas narrativas. Ao finalizar a dissertação, é realizada a análise de A margem imóvel do rio quanto aos aspectos representativos da história em seu enredo.
Título: Maria da Cunha e Vera Karam: diálogo de um século?
Data da defesa: 24/jun/2005
Resumo: Nesta dissertação analiso as histórias escriturais de duas dramaturgas - Maria da Cunha (1862 - 1917) e Vera Karam (1959 - 2002) -, que por meio de suas criações dramáticas, Edemeia ou O casamento infeliz e O casal ou Por que você não disse que me amava? libertam suas vozes e expõe o feminino na arquitetura de suas personagens. Fundamentada em princípios teóricos em que se mesclam conceitos próprios à dramaturgia, às categorias da narrativa e à Crítica Literária Feminista, verifico em que medida a loucura em Cunha e a ironia em Karam interferem no desempenho das protagonistas, determinando as relações de gênero. Pelo filtro do olhar da mulher, as escritoras discutem temas universais - a incompletude, a incomunicabilidade e o desamparo no cenário das relações entre os pares no casamento. Suas obras evidenciam que o século a distanciá-las não impede sua comunicação, ao contrário, permite que conversem e discutam com intensidade suas inquietações. Ao dar visibilidade à obra destas dramaturgas, este trabalho favorece o preenchimento de vazios, dos quais as histórias da literatura brasileira se ressentem.
Título: Maríada - uma odisséia em Janela do sonho, de Patrícia Bins
Data da defesa: 13/abr/2005
Resumo: A presente dissertação busca apontar a presença e demonstrar a importância do mito de Penélope na obra Janela do Sonho, de Patrícia Bins, analisando-o comparativamente com o mito homônimo na Odisséia, de Homero. Outra meta é desnudar como se efetua a reatualização mítica por parte da autora a fim de criar seu universo textual. Para melhor situar o leitor, a primeira parte contempla agrupadamente a presença de outros mitos no romance, seguida de um capítulo onde os principais mitemas compositivos do mito de Penélope são analisados. Na última etapa, a face da escritora é enfocada, como resultado da busca identitária pela protagonista. Servem de pedras basilares para esta pesquisa os traçados teóricos de Gilbert Durand que resultam na mitodologia, e de Gerard Genette quanto aos níveis narrativos, auxiliados, em especial, pelas considerações de Mircea Eliade, Georges Balandier e Nizia Villaça.
Título: Do imaginário o real: A história (re)contada em A casa das sete mulheres
Data da defesa: 26/abr/2006
Resumo: Esta dissertação visa a refletir sobre a relação entre ficção e história, bem como sobre as diferenças entre o romance histórico tradicional e o novo romance histórico, a partir das origens no século XIX até o surgimento dos aspectos inovadores e diferenciados do novo romance histórico, verificando se essas relações estão presentes na obra da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski A casa das sete mulheres.
Título: Cancioneiro gaúcho: fonte do sistema literário sul-rio-grandense
Data da defesa: 07/jun/2005
Resumo: Esta dissertação visa a demonstrar que O Cancioneiro Gaúcho é a fonte do sistema literário sul-rio-grandense, evidenciando que os elementos constitutivos do gaúcho, oriundos da produção oral e popular, foram aproveitados pela literatura sulina, enquanto flanco regionalista, e a apontar de que forma esses dados identitários foram sendo construídos e reelaborados para consolidar a identidade gaúcha e a literatura do Rio Grande do Sul.
Título: O poeta Murilo Mendes na revelação autobiográfica de A idade do serrote
Data da defesa: 29/ago/2005
Resumo: Esta dissertação de Mestrado em História da Literatura, intitulada "O poeta Murilo Mendes na revelação autobiográfica de A idade do serrote" se debruça sobre a autobiografia A idade do serrote, do poeta modernista brasileiro Murilo Mendes. A proposta é demonstrar que o poeta resgata, através da narrativa autobiográfica, a sua trajetória em direção à poesia.
A idade do serrote se estabelece como uma narrativa de nascimento, que registra os ritos de passagem que Murilo Mendes vivenciou no seu percurso existencial até alcançar a maturidade, quando finalmente estabeleceu-se como poeta, assumindo a poesia como sua função social.
Título: A presença e o papel da literatura no jornal caricato O Diabrete (1875-1881)
Data da defesa: 22/ago/2005
Resumo: A literatura sul-rio-grandense manteve uma estreita relação com a imprensa, principalmente no século XIX, período no qual houve um grande florescimento da produção literária no Rio Grande do Sul. Muitas obras literárias tiveram as páginas dos periódicos como único veículo de divulgação. Assim, algumas obras que poderiam revelar dados importantes a respeito dos primórdios da produção literária sulina desapareceram ou permanecem esquecidas nas bibliotecas e/ou acervos particulares que preservam estes mananciais histórico-literários.
Para que possamos reescrever a história literária rio-grandense e compreender o desenvolvimento de nossa produção, precisamos resgatar estes textos e disponibilizá-los a outros pesquisadores. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo resgatar a produção literária publicada no periódico O Diabrete, o qual circulou no período de 1875 a 1881 no município de Rio Grande. A fim de proporcionar o contato de outros pesquisadores e interessados nas relações entre a literatura e a imprensa no século XIX e também preservar estes exemplares raros que se encontram em precárias condições de conservação, esta pesquisa apresenta a indexação de todas as matérias publicadas no periódico e de seus respectivos autores, além de uma antologia dos textos literários. Embora os índices abordem todo o conteúdo do hebdomanário, o corpus desta pesquisa são as matérias literárias. Nesta perspectiva, o foco desta dissertação é a análise da produção literária veiculada no município do Rio Grande, através do periódico caricato O Diabrete. As manifestações literárias são analisadas através do estabelecimento de relações entre estas obras e o ideário romântico e a linha discursiva adotada pelo periódico.
Título: Mata-me de prazer... a ironia verissiana em O clube dos anjos
Data da defesa: 22/ago/2005
Resumo: O escritor Luis Fernando Verissimo, gaúcho de Porto Alegre, tem fama reconhecida em todos os meios populares tais como jornais, revistas e textos na internet. O público leitor aprecia sua linguagem despojada, sua ironia e, principalmente, seu humor. Todavia o reconhecimento acadêmico-científico de sua narrativa ainda não pode ser equiparado ao sucesso de vendas no Brasil e no mundo. Esta dissertação pretende analisar a presença da ironia e das estruturas paródicas no romance O clube dos anjos (1998), com o intuito de resgatar o texto de Luis Fernando do meio popular para estudá-lo à luz das teorias literárias, notadamente as de Linda Hutcheon e Mikail Bakhtin, contribuindo assim para que ele ocupe seu merecido lugar no cânone da Literatura Brasileira.
Título: A leitura crítica de Jorge Luis Borges no Rio Grande do Sul
Data da defesa: 26/ago/2005
Resumo: O presente trabalho consiste na análise da recepção crítica da obra do escritor argentino Jorge Luis Borges no Rio Grande do Sul, no período histórico compreendido entre as décadas de 70 e 90. Este estudo se desenvolve a partir da focalização dos centros conceituais, das correntes teóricas, da formação profissional dos críticos e da tipologia dos trinta e três textos que constituem esta fortuna crítica. Busca-se, através do mesmo, desvelar a importância da crítica sul-rio-grandense sobre Borges e demonstrar como os elementos de teor temporal e regional influenciam na recepção, interpretação e análise da obra literária do escritor em foco, almejando mostrar a significação e a repercussão desse corpus, considerando-se o momento de escritura, bem como o momento atual.
Este estudo tenta mostrar-se original, na medida em que não focaliza a obra literária de Jorge Luis Borges, visto que a mesma já foi muito enfocada, mas o modo como a mesma foi lida no contexto historiográfico do Rio Grande do Sul, pela crítica literária.
Título: Carmen da Silva: nos caminhos do autobiografismo de uma 'mulheróloga'
Data da defesa: 01/jul/2005
Resumo: A feminista rio-grandina Carmen da Silva (1919-1985), mais reconhecida no âmbito jornalístico, tentou consolidar o talento de escritora por meio de sua produção literária. O romance Sangue sem dono (1964) apresenta parentesco íntimo com a narrativa autobiográfica e revela a influência da feminista Simone de Beauvoir. As adversidades, as barreiras e os preconceitos que Carmen da Silva enfrentou na sociedade rio-grandina serão relatados na autobiografia Histórias híbridas de uma senhora de respeito (1984). Ao considerar o autobiografismo prenunciado em Sangue sem dono, constata-se que a escritora iniciou sua produção literária sob os novos parâmetros da escrita feminina. A crítica literária canadense contemporânea contribuirá para se comprovar a posssibilidade de revisitar a produção de Carmen da Silva. Esta pesquisa propõe recuperar sua trajetória de vida, a partir da análise das "narrativas do eu", e trazer à luz a escritora rio-grandina no âmbito da academia.
Título: O eu em O rio do meio de Lya Luft num discurso representativo da condição feminina
Data da defesa: 24/ago/2005
Resumo: Ao analisar a obra de Lya Luft O rio do meio (1996), esta dissertação procura traçar uma perspectiva da construção do sujeito feminino, valendo-se de críticas feministas. Segue uma leitura hermenêutica, baseada no processo narrativo em primeira pessoa da obra de Lya Luft, que assume importância sobretudo na escrita da mulher. Esta análise será introduzida com exemplos do texto para delinear a presença do tema na literatura luftiana, o que fornece um panorama geral da representação estética do sujeito feminino. O discurso luftiano questiona através de seus próprios enunciados um tempo patrilinear, cuja experiência se revela na análise desse sujeito. Em oposição à tradição cultural, a narração de Lya Luft provoca uma postura voltada para o sentido de libertação, principalmente pessoal. Este estudo discute ainda uma estética reveladora das transformações do sujeito feminino e do ato de criação.
Título: José Veríssimo: tendências e tensões na escrita da História da literatura brasileira
Data da defesa: 19/ago/2005
Resumo: Este trabalho pretende analisar uma história da literatura sob a luz das teorias de história literária, visando identificar os diversos fatores que foram determinantes na sua estruturação. A obra escolhida foi a História da literatura brasileira de José Veríssimo, porque ela representa um divisor de águas entre as abordagens sociológicas e as estéticas da história da literatura. No decorrer da análise procuramos demonstrar como a preferência do autor pelo Romantismo, somada a sua identificação com a obra e o pensamento crítico de Machado de Assis, foram determinantes para a elaboração dos seus critérios. Também apontamos os momentos em que o historiador deixou-se conduzir pelo desejo de defender seus pontos de vista contra a opinião de outros historiadores e críticos de literatura, desviando-se da meta de simplesmente historicizar a literatura nacional. Finalmente, procuramos demonstrar o quanto a coerência e organização de uma história da literatura são construídos pelo historiador.
Título: José Paulo Paes e a anatomia do poema
Data da defesa: 08/maio/2006
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado em História da Literatura, intitulada José Paulo Paes e a anatomia do poema, aborda os processos de formação da dicção poética peculiar de José Paulo Paes, centrando a análise em poemas contidos em um recorte temporal específico que compreende três livros: Anatomias (1967), Meia palavra: cívicas, eróticas e metafísicas (1973) e Resíduo (1980). Destes são recolhidas peças poéticas que, de acordo com seu forte matiz experimental e conforme a unidade de procedimentos poéticos que aqui se credita aos três livros, propõem o centramento no processo de construção dos poemas. Com tal metodologia, se espera que este trabalho possa explorar a anatomia da poesia de José Paulo Paes.
Título: Memórias Inventadas: figurações do sujeito na escrita autobiográfica de Manoel de Barros
Data da defesa: 10/jul/2006
Resumo: Este trabalho tem como meta a análise do livro Memórias Inventadas: A infância, do autor Manoel de Barros, centrando-se nos aspectos que o levam ao encontro da poeticidade, sendo esta o ponto de partida para o estabelecimento de uma identidade que se conforma através de uma narrativa autobiográfica. Manoel de Barros realiza esse percurso ressaltando o trato com o instrumento que lhe serve de expressão: a palavra, residindo nela uma constante tensão entre o natural e o convencionado. Sobrevém também do seu trabalho com a palavra a possibilidade de urdir uma identidade narrativa que dá conta do seu universo poético e criativo.
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Título: Minha infância tem a voz do vento virgem... - a escrita autobiográfica em Augusto Meyer
Data da defesa: 07/jul/2006
Resumo: Esta dissertação de Mestrado em História da Literatura, intitulada Minha infância tem a voz do vento virgem... - a escrita autobiográfica em Augusto Meyer estudo o primeiro volume autobiográfico de Augusto Meyer - Segredos da Infância. O trabalho se propõe a analisar como se constrói a autobiografia do poeta e quais os caminhos percorridos pela memória e imaginação na formação identitária de Meyer. Segredos da Infância, lida como uma narrativa de nascimento, narra o percurso existencial do autobiógrafo, recuperando a fase inicial de sua vida até o momento em que registra seu nascimento para a poesia.
Título: Linha do Parque, de Dalcídio Jurandir: romance histórico, social e proletário (a gênese do movimento operário no Extremo Sul do Brasil)
Data da defesa: 05/out/2006
Resumo: O presente trabalho procura analisar a representação da história do movimento operário na cidade do Rio Grande narrada no romance Linha do Parque, de Dalcídio Jurandir. A narrativa sugere a relativização das verdades históricas absolutas, revelando um enredo instigante cuja tônica encontra-se nas peculiaridades sociais, políticas e econômicas em que viviam os trabalhadores durante as primeiras décadas do século XX e a luta que empreendem para subverter a sociedade estabelecida através da união e organização de classe. Objetivando enfocar os aspectos gerais que envolveram as estratégias narrativas adotadas no romance, que segundo Homero Homem é o "único romance proletário (no Brasil) digno desse nome", analisamos as relações que podem ser estabelecidas entre o texto dalcidiano e as categorias criadas em torno do que se chama "arte engajada". Aqui tentamos demonstrar as possíveis relações existentes entre a literatura brasileira da década de 1930, elaborada a partir de grandes questões políticas e sociais que estavam em pauta no país naqueles anos, e o "realismo socialista" produzido na antiga União Soviética, com os quais a escrita de Linha do Parque teria dialogado.
Título: A paixão medida de Carlos Drummond de Andrade
Data da defesa: 30/mar/2006
Resumo: A presente dissertação consiste em uma análise do livro A paixão medida, de Carlos Drummond de Andrade. O corpus escolhido foi originalmente lançado em 1980, quando Drummond já era considerado um dos grandes poetas brasileiros. Os objetivos do presente trabalho são relativos à investigação dos temas, bem como das construções formais, realçados na leitura dos poemas; também há a pretensão de buscar uma relação total entre os poemas, de forma que a mensagem total do corpus seja explicitada a partir da análise. Para tanto, buscou-se analisar os poemas na seqüência em que são apresentados, o que foi conseguido à exceção de um caso.
A partir da leitura de cada poema e das interconexões estabelecidas entre eles, foi possível descortinar o horizonte da morte como tema norteador do corpus, onde os outros temas, tais como a investigação da natureza e do mundo, a metapoesia, o amor, o tempo, o passado, a família, giram ao redor. A premência da morte pressentida coloca, ao centro do livro, uma seqüência de dez poemas sobre o tema. E é da união desse tema com a busca da vida, de sua perpetuação, que a figura de Camões aparece homenageada nos dois últimos poemas, sendo o lusitano uma síntese da vida que sobreviveu à própria morte dentro da poesia.
Buscou-se, a todo momento, a preponderância da análise dos poemas, deixando para estes a tarefa de indicar as respostas possíveis. A teoria, assim, aparece menos como um elemento fortemente direcionador da leitura permitida pelos poemas, e mais como um instrumento de auxílio na sua leitura e na amarração entre as partes.
Título: O amor como falta em Caio Fernando Abreu
Data da defesa: 8/ago/2006
Resumo: Este trabalho tem como meta a análise de Os dragões não conhecem o paraíso, de Caio Fernando Abreu, livro de contos publicado em 1988. O tema central circunda as concepções de amor que são encontradas no decorrer das narrativas, sendo que a ausência do objeto amado é o ponto principal, dentre os amores descritos. Nessa perspectiva, pretende-se fazer uma série de reflexões sobre a construção do sujeito na contemporaneidade, e o amor é o viés pelo qual se percebem as identidades investigadas no corpus. Para isso, as análises das instâncias narrativas indicam os elementos-chave percebidos no objeto desta leitura - o amor como falta.
Título: A Evolução (1892-1893): uma amostra dos fatores constituintes do sistema literário espírita
Data da defesa: 21/set/2006
Resumo: A dissertação "A Evolução (1892-1893): uma amostra dos fatores constituintes do sistema literário espírita" está vinculada à pesquisa que desenvolvemos desde 2003. Constitui-se em um trabalho de recuperação das produções literárias e de nomes de colaboradores que auxiliaram, por meio da imprensa espírita da região, no desenvolvimento filosófico-doutrinário espírita da cidade de Rio Grande. O resultado desse material de pesquisa originou o trabalho monográfico de conclusão do Curso de Especialização em História do Rio Grande do Sul, intitulado "A Evolução: instrumento cultural da imprensa espírita no final do século XIX em Rio Grande." Esta dissertação utiliza o material do projeto de pesquisa mencionado; no entanto, o foco "imprensa espírita" é substituído para "sistema literário espírita", visando a abarcar o conjunto de atividades literárias espíritas desenvolvidas no Brasil, principalmente no extremo sul, após sua chegada da França. O presente trabalho é o resultado do resgate de textos literários de autores que a crítica literária considera como os mais expressivos que publicavam no jornal A Evolução, o qual circulou em Rio Grande durante os anos de 1892 e 1893, bem como de autores estrangeiros e brasileiros que marcaram a formação da literatura no fim do século XIX. Sendo elaborado a partir da análise da construção do sistema literário espírita e tendo por suporte teórico as idéias defendidas pelo estudioso israelense Itamar Even-Zohar, este trabalho busca apresentar um material inédito, ao mesmo tempo em que ajuda a preservar a memória cultural da sociedade.
Título: Diário de luas: um Künstlerroman no universo literário de Carmen Moreno
Data da defesa: 11/jul/2006
Resumo: Neste trabalho realizo um estudo introdutório a respeito da obra de Carmen Moreno, centrando posteriormente minha análise no Künstlerroman, romance de artista, Diário de luas (1995). Abordo as principais características deste gênero literário (genre), na perspectiva de gênero (gender) e a composição híbrida do romance Diário de luas - construído pela associação de um poema com a prosa narrativa. A análise da diegese é embasada principalmente no texto A crítica feminista no território selvagem (1994), de Elaine Showalter, para caracterizar o universo feminino. A metodologia aplicada à análise, com o fim de mostrar as especificidades desse espaço gendrado, parte da composição de "matrizes de significação". Estas são formuladas por meio de grupos de vocábulos que remetem para um significado outro/outros, além do que vem explicitado no texto (sentido literal). Elejo três matrizes de significação. A primeira é composta pelos vocábulos bonecos, encenação, aplauso, espelho, loucura e morte, e a segunda, por diário, escritura, noite, luz, cela e silêncio. A terceira matriz inclui arte, erotismo e corpo, pervasivos em toda a diegese. Os três grupos de matrizes de significação, que estão a serviço do universo da mulher-artista, constituem simbolicamente o espaço e o tempo percorrido pela protagonista nas suas duas fases de vida: a infância/juventude e o período de maturidade, próximo ao climatério. As matrizes demonstram, respectivamente, o desejo pela fama da atriz de teatro (tanto do eu-lírico, quanto da narradora em primeira pessoa); a prisão da protagonista, que, encarcerada, transforma-se em escritora e compõe seu Diário de luas. Elas também desvelam o corpo e o erotismo na escritura de Duran, o que confirma a existência de um universo diegético feminino e regido pelo envolvimento da protagonista com a arte. Esse romance atesta a identidade da mulher-artista na contemporaneidade, reafirma e acrescenta paradigmas ao romance de artista de autoria feminina na série literária brasileira. Carmen Moreno apresenta temas relevantes aos estudos de gênero, do ponto de vista da Crítica Literária Feminista, e esta primeira proposta de leitura do romance Diário de luas deixa em aberto a possibilidade para novas descobertas na obra de Moreno.
Título: La Otra Orilla: espaço no universo criativo dos primeiros contos de Julio Cortázar
Data da defesa: 18/ago/2006
Resumo: O conto latino-americano na década de quarenta contribui de maneira decisiva no processo de transformação dos códigos expressivos da narrativa latino-americana do século XX. Em correspondência com os novos modos de entender a literatura, abertos pelas vanguardas e amadurecidos nesses anos, autores como Jorge Luis Borges, Alejo Carpentier, José Lezama Lima ou Guimarães Rosa publicam contos que, em suas diferentes singularidades autorais, enriquecem significativamente esse gênero tão cultivado no continente. Nesse contexto histórico-literário, Julio Cortázar escreve seus primeiros contos, reunidos em 1945 sob o título de La otra orilla, livro que só será publicado postumamente e que se mantém praticamente desconhecido pela crítica e pela historiografia literárias até hoje. Esta pesquisa procura visualizar esse conjunto de textos à luz do período de formação do artista e do processo de renovação do conto latino-americano situados nos anos quarenta, procurando avaliar sua contribuição no entendimento desse processo. O espaço apresenta-se como o problema de poética narrativa central no estudo hermenêutico dos contos, uma vez que seu funcionamento, no nível compositivo e temático, é de determinante importância na produção de sentidos nos textos de La otra orilla e de particular significação na renovação dos códigos narrativos do conto moderno. Também é pensada uma possível concepção autoral de espaço neste primeiro livro de contos e em que medida ela participa de uma poética do conto cortazariano.
Título: Galvez Imperador do Acre: o discurso do romance e a ficcionalização da história
Data da defesa: 10/out/2006
Resumo: Galvez imperador do Acre, de Márcio Souza, transita por um duplo caminho: ao mesmo tempo em que revisita capítulo importante da história do Brasil, estabelece também um diálogo com a tradição literária do país. O romance, além disso, por sua própria natureza, apresenta uma série de elementos caracterizadores que o aproximam da forma romanesca tal como a concebeu Mikhail Bakhtin em seus estudos sobre o gênero. Nessa perspectiva, o presente trabalho promove o estudo do romance do autor amazonense, contemplando-o a partir de uma também dupla orientação: de um lado, é ele analisado em função das relações que estabelece entre os campos da ficção e da história; e de outro, é ele visto enquanto materialização do gênero romance, portador das características atribuídas a ele pelo teórico russo.
Título: A trajetória da Mãe do Ouro na literatura gaúcha
Data da defesa: 21/nov/2006
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a construção da personagem Mãe do Ouro no imaginário coletivo gaúcho e sua importância na Literatura Rio-grandense. Os grupos étnicos que contribuíram para a formação da identidade do povo sul-rio-grandense trouxeram consigo seu acervo de bens culturais que sofreram influências da cultura do povo nativo, transformações e adaptações ocorreram até se formar uma nova cultura que identifique essa nova comunidade. Dentre esse acervo de mitos e lendas está a Mãe do Ouro, uma entidade sobrenatural relacionada às crenças das salamancas encantadas e dos fogos-fátuos. Ela se manifesta sob formas diversas, geralmente, está representada como uma bola de fogo ou uma formosa mulher, mas sua função é a mesma: proteger os veios de ouro que há debaixo da terra, dentro das rochas e dos rios, assim como guardar os tesouros escondidos. O corpus da pesquisa é constituído pelas versões literárias escritas por Alberto Coelho da Cunha e Nitheroy Ribeiro, que compõem o grupo sulino e de Veiga Miranda, Alceu Maynard Araújo, Ruth Guimarães, Luis da Câmara Cascudo, Theobaldo Miranda Santos, Lucília Garcez e de Souza Carneiro, que compõem o grupo centro-nortista. A análise desses textos está apoiada na Semiótica que dá conta dos aspectos textual, intertextual e contextual através de uma abordagem detalhada de cada texto, procurando reconstruir o percurso gerativo de sentido.
Título: Dorothy Camargo Gallo: o universo literário e a representação da mulher em O amanhã de tanta espera
Data da defesa: 25/out/2006
Resumo: O presente trabalho tem dois objetivos integrados: o primeiro diz respeito à apresentação da obra de Dorothy Camargo Gallo, escritora contemporânea, natural de Rio Grande (RS); e o segundo, refere-se à análise do romance de formação (Bildungsroman) O amanhã de tanta espera (1991). A obra é abordada em suas duas dimensões: o pacto narrativo entre a autora e as/os leitoras/es e a temática, na perspectiva da Crítica Literária Feminista. Apesar de uma produção literária numerosa e diversificada, composta por radionovelas, um monólogo, duas peças teatrais, três livros de contos, três novelas e dois romances, sua obra tem pouca circulação, uma vez que ainda não foi estudada no âmbito acadêmico. A metodologia empregada, tanto nos comentários à obra em geral quanto na análise do romance, é de natureza bibliográfica. O tema predominante na obra de Gallo é a construção de um universo feminino habitado por protagonistas que fogem aos estereótipos delineados para a mulher numa sociedade patriarcal. O romance O amanhã de tanta espera é ambientado na cidade do Rio Grande e enfoca a vida da protagonista - Mariana -, da adolescência à idade madura, sobre um pano de fundo composto pelos valores e a cultura própria dos anos sessenta do século XX. Para um traçado mais nítido de sua trajetória, este estudo assenta-se num viés sociológico, na medida em que se faz necessário observar as relações existentes entre a (re)criação desse período histórico e algumas situações reais. A busca pela realização amorosa, em oposição às contingências impositivas do sistema familiar e social, emerge como o conflito central. Ao tentar conciliar as conquistas pessoais com o casamento e a maternidade, Mariana precisa optar entre o amor e a submissão à família e à sociedade. Além de conceitos tais quais gênero, cânone, gênero literário e categorias narrativas, a análise fundamenta-se, em especial, no pensamento de Simone de Beauvoir, com a obra O segundo sexo (1980), e Elódia Xavier, com Declínio do patriarcado: a família no imaginário feminino (1998). Ambas discutem a situação da mulher e suas transgressões na perspectiva da sociedade patriarcal: a primeira, no âmbito histórico e a segunda, no literário. O processo de aprendizado de Mariana mostra que ela refuta os papéis sociais preestabelecidos. Por força do jogo lúdico e do final aberto, sobre os quais se estrutura a diegese, os questionamentos acerca da ideologia de gênero em O amanhã de tanta espera conduzem a reflexões que focalizam a posição da mulher na sociedade, além de reafirmar o papel transformador do Bildungsroman de autoria feminina. A obra de Dorothy Camargo Gallo em geral e este romance em particular contribuem de forma consistente no alargamento das fronteiras da série literária rio-grandense.
Título: Metapoesia, música e outros motivos em Viagem, de Cecília Meireles
Data da defesa: 15/outubro/2007
Resumo: A presente dissertação de mestrado estabelece uma proposta de leitura analítico-teórica acerca do livro Viagem (1939), de Cecília Meireles, contemplando grande parte dos poemas que o compõem. Partindo de um estudo voltado aos elementos formais e temáticos que se destacam na referida obra, proponho-me a identificar alguns preceitos caracterizadores da lírica ceciliana, evidenciados, sobretudo, pela reiteração em diferentes textos, de determinados signos e imagens. Um outro fator a ser apreciado refere-se ao caráter metapoético revelado nos conceitos atinentes à arte lírica em si, nas definições genéricas do seu agente, bem como na condição individual e humana da própria autora diante do fazer poético. Por fim, esse estudo crítico também se propõe a apontar, em Viagem, traços representativos de uma postura estética, mais aproximada da modernidade lírica européia da segunda metade do século XIX, do que propriamente de qualquer tendência assumida pelo Modernismo brasileiro.
Título: O Maruí: presença literária na imprensa do século XIX (1880-1882)
Data da defesa: 18/dezembro/2007
Resumo: A proposta dessa dissertação é a de verificar a atividade literária presente na imprensa do século XIX. Para tanto, como corpus, foi escolhido o jornal caricato rio-grandino O Maruí (1880 - 1882) que realizou articulações entre literatura e imprensa, sobretudo através da poesia e da prosa. Nesse contexto o jornal optou por desenvolver uma linguagem de conteúdo contundente e moralizador, configurando assim a crítica de costumes. As mesmas giram em torno da vida política e social, discutindo os hábitos e preceitos morais, críticas essas que ganhavam ainda mais relevância com desenhos mordazes e incisivos. Objetiva-se resgatar textos publicados pelo periódico como forma de garantir o acesso dos mesmos ao estudo de pesquisadores interessados, uma vez que essas fontes primárias encontram-se praticamente inacessíveis ao público em geral. Nessa perspectiva, o foco dessa dissertação é a análise do produto literário veiculado n'O Maruí, observando e analisando como literatura e imprensa articulavam-se e expressavam a crítica de costumes através de textos satíricos e carregados de ironia, tema escolhido para esse estudo, levando em consideração o contexto histórico-literário em que o jornal estava inserido. Para se proceder a análise foi necessário realizar uma antologia que expressasse o tema escolhido a fim de se indexar o material de maior relevância. Muito embora os índices abordem todo o conteúdo do periódico, a transcrição do corpus para a pesquisa se deteve nas matérias literárias com cunho crítico e/ou humorístico.
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Título: Aspectos da história e da literatura na primeira década do Almanaque literário e estatístico do Rio Grande do Sul (1889-1900)
Data da defesa: 18/dezembro/2007
Resumo: Esta pesquisa procura a vinculação entre a história e a literatura presentes no Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul, do historiador Alfredo Ferreira Rodrigues. O estudo feito abrange as doze edições selecionadas que vão dos anos de 1889 a 1900. A análise proposta abraçou a Parte Literária e a Parte Histórica, separação feita em vista de uma melhor compreensão do tema.
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Título: A tragédia em dois tempos: Ifigênia em Áulis, de Eurípides, e 1874, de Ivo Bender
Data da defesa: 19/setembro/2007
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem por objetivo comparar as tragédias Ifigênia em Áulis, de Eurípides, e 1874, uma das peças que compõem a Trilogia perversa, de Ivo Bender. Tendo-se em vista que este texto trágico de Bender constitui uma releitura do mito de Ifigênia, agora no contexto da Revolta dos Mucker, pretende-se averiguar em que medida o estudo de seus aspectos estrutural e semântico pode afastá-lo ou aproximá-lo de seu intertexto grego. Não se trata somente de estipular como o mito grego da moça imolada pelo próprio pai apresenta-se em duas peças distintas, mas também de destacar, em alguma medida, as características básicas assumidas pelo gênero trágico ao longo dos séculos. Para tanto, recorrer-se-á a um conjunto de textos teóricos e críticos que vão desde a Poética de Aristóteles até a teoria antropológica de Girard apresentada em A violência e o sagrado, passando por escritos de Nietzsche, Bornheim, Lesky, Kitto e outros.
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Título: Uma investigação da figura materna na obra de Augusto dos Anjos
Data da defesa: 27/dezembro/2007
Resumo: A obra do poeta brasileiro Augusto dos Anjos (1884-1914), no conjunto da crítica literária contemporânea, tem sido objeto de estudos que abrangem várias linhas de pesquisa, chegando a atingir outras áreas, como filosofia, psicologia, antropologia e psicanálise. Nessa conjuntura, sem desmerecer o grande números de estudos feitos sobre o poeta e seu evidente valor, percebe-se que o elemento preponderantemente focalizado na obra augustiana continua sendo a temática lúgubre de seus versos. Apesar da importância, essa característica é uma dentre outras que revestem a poética de Augusto dos Anjos, a qual possui uma amplitude cuja dimensão é proporcional à sua abrangência; assim, o lirismo augustiano reclama análises sobre outras focalizações, tanto do ponto de vista teórico quanto temático, na medido em que os versos do poeta trazem uma significativa variedade de elementos, levando sua proposição para além dos enfoques até aqui explorados na seara augustiana. O tema escolhido para o presente trabalho dissertativo é a investigação da figura materna na obra de Augusto dos Anjos. Além da teoria literária, houve a utilização do enfoque imaginário como instrumento utilizado para avaliar aspectos arquetípicos, estéticos e extraliterários que emergem do texto. Três poemas foram explorados como eixo nuclear da pesquisa, sendo agregados a estes trechos de outros e mesmo alguns poemas inteiros e respectivas análises, pelas quais se pôde verificar a (re)construção mítica e metaliterária do poeta e particularidades desse processo. A teoria cumpre papel de instrumento elucidativo das hipóteses levantadas, mas as respostas a estas dependem mais dos poemas e das propostas originais do autor em foco e das possibilidades do arquétipo estudado em seus vários desdobramentos, possibilidade e dinamismo ativo.
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Título: A construção do sujeito histórico em Avante soldados: para trás
Data da defesa: 14/setembro/2007
Resumo: A presente dissertação discute a relação entre ficção e história, propondo uma tradução entre ambos os discursos, por meio da análise da composição cultural do sujeito histórico no romance Avante, soldados: para trás (1992), de Deonísio da Silva. Foram consideradas as transformações da poética da narrativa ficcional histórica ao longo do século XX e a condição pós-colonial do Brasil, levando em conta conceitos como hibridismo, multiculturalismo, diáspora e carnavalização num contexto pós-moderno. Igualmente, realiza-se uma leitura cultural das personagens e uma revisão da obra de Deonísio da Silva em relação ao sistema literário atual.
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Título: A personagem feminina na obra de Simões Lopes Neto: uma releitura do mito de Lilith
Data da defesa: 1º/outubro/2007
Resumo: Esta dissertação investiga a caracterização das personagens femininas a partir das representações da mulher verificadas em textos de Contos gauchescos e Lendas do Sul, de João Simões Lopes Neto. Assim, são discutidas as relações entre o universo da mulher natural e sobrenatural, os papéis destinados a elas, os modos como são caracterizadas, bem como suas trajetórias esperadas e possíveis no mundo narrado. Além disso, faz-se uma comparação com o mito de Lilith, com o qual se procura estabelecer relações para a investigação dessa caracterização, apresentando os diferentes olhares lançados à figura feminina dentro do corpus selecionado. Agindo assim, busca-se uma abordagem ao texto literário subsidiada por aportes da História da Literatura, da Teoria do Mito, bem como das Teorias do Imaginário, com o intuito de contribuir para uma nova perspectiva da representação da personagem feminina na obra de Simões Lopes Neto.
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Título: Identidades transculturais: um estudo da série Visitantes ao Sul, de Luiz Antonio de Assis Brasil
Data da defesa: 14/setembro/2007
Resumo: Luiz Antonio de Assis Brasil destaca-se na literatura brasileira contemporânea por conceber romances nos quais episódios marcantes da história do Rio Grande do Sul são ponto de partida para a revisão de valores presentes no discurso historiográfico oficial. Nessa perspectiva, traz à luz heróis comuns, freqüentemente relegados ao esquecimento, e logra uma ficção que incita a reflexão a respeito de temas contemporâneos, notadamente a riqueza do contato entre diferentes culturas. A partir dessas noções, esta dissertação de mestrado propõe a leitura e análise dos romances O pintor de retratos (2001), A margem imóvel do rio (2003) e Música perdida (2006), no que diz respeito à trajetória de seus protagonistas. Na investigação são observados os processos de busca identitária das personagens, por meio da relação com outros temas contemporâneos, dentre os quais despontam as questões de alteridade, transculturação e hibridização. A observação desses aspectos na série Visitantes ao Sul visa contribuir para a valorização da ficção de Assis Brasil no âmbito acadêmico, a partir de referencial teórico ligado ao campo dos estudos culturais.
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Título: Tudo além: a busca do reconhecimento identitário em Onde andará Dulce Veiga?
Data da defesa: 28/novembro/2007
Resumo: A presente dissertação analisa o romance Onde andará Dulce Veiga?, de Caio Fernando Abreu, e tem a busca pelo reconhecimento identitário como foco, principalmente no que concerne aos sujeitos marginais e sua procura por integração à sociedade. A representação na pós-modernidade é problematizada, bem como a questão da paródia nesse período e as relações entre arte e mercado. A busca do sujeito por identidade analisa-se através da procura empreendida pela personagem protagonista do romance e de aspectos do tempo e espaço, essenciais por apresentarem na diegese os pontos questionados na teoria. São relacionados, também, alguns elementos externos à obra em análise, que reforçam a característica intertextual do período pós-moderno e do próprio corpus escolhido.
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Título: toda gente lê no azul mais alto o seu destino: poesia e imaginário em Giraluz, de Augusto Meyer
Data da defesa: 27/agosto/2007
Resumo: Luz, palavra, paixão e movimento. A conciliação vertiginosa desses elementos perfaz a obra poemática Giraluz (1928), de Augusto Meyer, e institui, em seu âmbito, um universo onírico que nasce sob a égide da transcendência. Nesse sentido, esta dissertação analisa a formação e a dinâmica do cosmos imaginário presente na referida obra. O fio condutor deste percurso exegético contempla o vínculo mítico estabelecido entre o poeta gaúcho e a imagem primordial do Ar. O arquétipo ressurge sob o duplo papel iniciatório: dirige os devaneios poéticos de libertação e integração à totalidade cósmica e responsabiliza-se pelo nascimento do mito de Ícaro. Considerando tal proximidade, proponho uma leitura da poesia de Meyer a partir do horizonte filosófico e simbólico erigido pelo mito. Almejo a demonstrar que, no sopro encantador do poeta, vibra o vento dialético da criação, capaz de transformar ascensão em ordem e queda em desordem. Concebida a partir desse prisma, Giraluz pode localizar-se como obra intervalar no conjunto da produção poética de Meyer, já que é responsável por um dos momentos mais fecundos do Modernismo sul-rio-grandense - encantador pela sinceridade comovente de seu depoimento humano, singular pela beleza com que expressa o sonho finalmente conquistado.
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Título: Fantasmas da paisagem gótica feminina: a tradição dialoga em Changing Heaven, de Jane Urquhart
Data da defesa: 13/fevereiro/2008
Resumo: O presente trabalho propõe o estudo de Changing Heaven - romance de Jane Urquhart publicado em Toronto, Canadá, pela editora Emblem Editions, em 1990. Com ele, pretendo demonstrar a relação existente entre o universo romanesco proposto por Urquhart e aquele da tradição gótica inglesa de autoria feminina, com a qual ela abertamente dialoga. Além disso, aproximo Changing Heaven da série anglo-canadense para o mesmo gênero, estabelecendo, entre eles, relações que visam a caracterizar a feição assumida por esta narrativa junto ao país de Urquhart. Por fim, discorro brevemente sobre de que forma Changing Heaven dialoga com ou revisa a linhagem/ancestralidade de romances góticos de autoria feminina. O conceito de gótico feminino utilizado aqui é aquele cunhado por Ellen Moers (1977). Para o estudo do gótico, embora muitas fontes tenham sido consultadas, vali-me principalmente das concepções de Eugenia DeLamotte e seu Perils of the night: a feminist study of the nineteenth century Gothic (1990). Neste estudo, defendo que a moldura gótica adotada por Urquhart em Changing Heaven permite-lhe sublinhar os temas da identidade, alteridade, memória e o processo de criação artística, bem como reafirmar sua escritura através do diálogo com o romance Wuthering Heights (1897), da inglesa Emily Brontë, a grande matriz narratológica por trás do seu romance.
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Título: O olhar viajante: El arpa y la sombra, de Alejo Carpentier
Data da defesa: 19/dezembro/2007
Resumo: Nesta pesquisa centralizo meu interesse no problema do olhar e seus múltiplos desdobramentos em uma poética da narrativa. Busco elaborar uma noção a respeito do olhar, articulando o discurso teórico dos textos narrativos e da crítica cultural, para definir traços que caracterizam uma figura de decisivo impacto no romance latino-americano do século XX: o viajante. Partindo desses pressupostos, estudo a obra El arpa y la sombra, do escritor cubano Alejo Carpentier, romance que tem como sujeitos relatores dois singulares viajantes: o Papa Pio IX e Cristóvão Colombo, com especial enfoque no estudo das estratégias discursivas que o escritor desenvolve para dar um olhar, e, conseqüentemente, uma percepção do mundo americano, a esses personagens relatores.
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Título: A morte, os mortos e o morrer na Crônica da casa assassinada de Lúcio Cardoso
Data da defesa: 30/novembro/2007
Resumo: O presente estudo, de cunho dissertativo, tem como objetivo desenvolver uma análise interpretativa sobre as percepções do homem diante da morte, da presença dos mortos e do sentido de morrer no romance Crônica da casa assassinada (1959), do escritor mineiro Lúcio Cardoso (1912-1968). Junto a esses objetos de investigação, são averiguados, também, o processo de decadência e de empobrecimento que se abate sobre a família Meneses e os efeitos desse fenômeno para a manifestação de diferentes transgressões sexuais, que por sua vez, envolvem o adultério, o incesto e a necrofilia. Essas são variáveis secundárias, mas que interferem deveras na trama romanesca, além de serem alguns dos traços desencadeadores para a extinção desse grupo. Para a construção deste ensaio, são manuseadas idéias provenientes de diferentes áreas do conhecimento, tais como da antropologia, da história, da literatura, da medicina social e da psicologia. No percurso, para alcançar as metas propostas, o texto da dissertação é dividido em duas partes, cada uma por sua vez, composta por três e dois capítulos, respectivamente. A primeira parte esboça a moldura histórica em que as produções do romancista são publicadas, assim como identifica as instâncias narrativas que fazem parte da diégese cardosiana. A segunda parte deste trabalho expõe a ruína econômica e o esfacelamento das relações afetivas e familiares dos Meneses, fatos esses diretamente associados à morte das personagens do romance e do fim dessa estirpe mineira.
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Título: A construção das personagens femininas na obra Há um incêndio sob a chuva rala, de Vera Karam
Data da defesa: 21/dezembro/2007
Resumo: Esta dissertação visa à análise dos contos presentes na obra Há um incêndio sob a chuva rala (1999), da escritora gaúcha Vera Karam. Utilizo-me de postulados teóricos vinculados à Crítica Literária Feminista e às categorias da narrativa, bem como aos conceitos de ironia e ao sentido do trágico na contemporaneidade, para verificar de que forma eles são combinados na construção das personagens femininas. Essas bases conceituais encontram-se no primeiro capítulo, intitulado Diálogos teóricos: a teoria a serviço da prática textual. Neste capítulo, abordo o estudo O conto sul-rio-grandense: tradição e modernidade (1999), da professora e crítica Gilda Neves Bittencourt, pois a tipologia proposta amplia as fronteiras de análise, no que diz respeiito às tendências temáticas e narratológicas do conto sulino contemporâneo. Para conceituar ironia, o posicionamento de Linda Hutcheon, em Teoria e política da ironia (2000), serve de apoio, possibilitando autenticar as diversas circunstâncias de uso desta figura por Karam. A abordagem aos postulados teóricos acerca do sentido do trágico na contemporaneidade inclui os posicionamentos de Yves Stalloni (2002), Emil Staiger (1997), Albin Lesky (1997) e principalmente de Gerd Bornheim (1975). Este conceito sustenta a dicussão a respeito da presença deste traço nas personagens femininas, que é enfatizado conforme os papéis que elas desempenham na sociedade. Recorro também às reflexões acerca de gênero formuladas por Susana Funck (1994), Joan Scott (1990), Rita Terezinha Schmidt (1994) e Marta Gordo García (2007), entre outras, com o fim de explicitar a perspectiva de uma leitura a partir deste conceito enquanto categoria de análise. No segundo capítulo, intitulado Um olhar sobre os contos de Vera Karam, realizo a análise das narrativas, considerando a confluência de aspectos, tais quais, a tipologia do conto, a ironia e o trágico, bem como as questões de gênero na construção das personagens femininas. Distribuo as análises dos contos em dois subcapítulos: A imagem refletida e A imagem construída. Três, dos oito contos, estão inseridos na primeira parte, pois aqui as protagonistas mostram-se como se vêem. Elas se autodefinem, refletindo, portanto, suas próprias imagens. Nos demais contos, as personagens são destituídas de voz própria, e suas imagens resultam da visão de um/a narrador/a. Apesar dos modos diferenciados de narrar, Karam direciona seu fazer artístico para a construção formal e temática e do status social das personagens femininas. Por meio delas é que a autora elabora e propõe a denúncia e a crítica social, além de explorar possibilidades de transgressão das mulheres às normas a elas impostas. A inegável habilidade técnica de Vera Karam associada a padrões artísticos/estéticos demonstrados em sua écriture, constituem-se em fortes fatores determinantes para sua inserção na historiografia literária sul-rio-grandense.
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Título: A Força da poesia: uma leitura de Maria Carpi
Data da defesa: 7/novembro/2007
Resumo: A presente dissertação integra um olhar do conjunto da poesia de Maria Carpi, escritora gaúcha de reconhecida trajetória. Sua obra poética é caracterizada temática e estilisticamente, centrando-se o estudo na leitura crítica de A força de não ter força como livro e na análise de poemas representativos. Por se tratar de uma obra com uma poética peculiar, tributária do barroco, o estudo, igualmente, reflete a reapropriação moderna do barroquismo literário, permeada a poesia de Maria Carpi de signos contraditórios, imagens dissonantes e espaços dialógicos, que evidenciam sua criatividade artística e significação cultural.
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Título: A obra narrativa de Nela Rio: por uma poética do deslocamento
Data da defesa: 26/setembro/2008
Resumo: A investigação da obra narrativa da escritora argentino-canadense Nela Rio orienta-se ao estudo do estatuto espaço-temporal dos contos enquanto problema textual - nas esferas temática, compositiva e enunciativa - e oferece uma interpretação, pretendendo compreender uma possível cosmovisão autoral, particularmente no que diz respeito à configuração de uma Poética do Deslocamento, noção presente no discurso teórico da autora que se articula coerentemente em seu discurso artístico, na intenção de avaliar esse conjunto narrativo no que contribui ao processo de construção de uma identidade literária.
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Título: Água, sangue e vinho: a trindade aquosa na poesia de Jorge de Lima
Data da defesa: 5/janeiro/2009
Resumo: Esta dissertação de Mestrado em História da Literatura, intitulada Água, sangue e vinho: a Trindade aquosa na poesia de Jorge de Lima, trata da ocorrência dos referidos elementos aquosos em Invenção de Orfeu, sob a perspectiva das filosofias do imaginário e do devaneio poético. A pesquisa busca analisar tais recorrências atreladas aos conceitos de sagrado e profano correlacionando-as ao mito de Orfeu e às práticas litúrgicas em geral. O foco, portanto desta análise se dá a partir da obra Invenção de Orfeu e, mais especificamente do Canto I, trecho do qual foram retirados os poemas constantes nesta análise.
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Título: O intelectual angolano em A geração da utopia
Data da defesa: 10/março/2008
Resumo: O presente trabalho analisa o romance A geração da Utopia, do escritor angolano Pepetela. Tendo em vista o tempo da diegese, 1961- 1991, período de guerra de independência angolana e posterior guerra civil pelo poder, são examinadas as mudanças enfrentadas por esta nação africana, e neste sentido, são considerados processos como a diáspora, hibridismo, multiculturalismo, carnavalização. Em virtude da Geração da Utopia ser formada por intelectuais, este trabalho tem como fulcro a apreciação do papel exercido pelo intelectual angolano no processo de independência e posterior reestruturação do país.
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Título: A superfície das águas: história e memória da elite pelotense
Data da defesa: 23/dezembro/2008
Resumo: A presente dissertação de Mestrado analisa o livro A superfície das águas, da escritora pelotense Hilda Simões Lopes, a partir da perspectiva do romance histórico. O trabalho divide-se em cinco capítulos. No primeiro, é feita uma comparação entre a referida obra e as demais da escritora. No segundo, são analisadas as relações entre a História e a Ficção, resgatando a historicidade dos dois gêneros desde a Grécia Antiga até o novo romance histórico.Também se discute como a romancista apropria-se da História, da época das charqueadas até a ditadura militar, e utiliza-se das fontes como inspiração literária, buscando elementos nos jornais da década de 1930, pertencentes ao acervo da família Simões Lopes. No terceiro, são analisados o mito do herói, os aspectos do trágico e da comédia, o mito das revoluções e a carnavalização estilística e social. No quarto, aponta-se para a diferença entre a História e a Ficção, com relação ao tempo, e se analisa, ainda, o tempo da escrita, o tempo da narrativa, o tempo da leitura e as diferenças entre eles. No quinto, discute-se a relação da obra em foco com a História da Literatura.
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Título: O opifício poético romiliano: as múltiplas sobrevidas da palavra
Data da defesa: 19/dezembro/2008
Resumo: O trabalho busca demonstrar, através da análise de um poeta brasileiro contemporâneo: George Cândido Rolim, a presença, no âmbito da poesia brasileira atual, de uma tendência na qual a palavra poética supõe distintos graus de desarticulação, determinando uma associação mais profunda com as funções indicativas da expressividade, metaforização e demais elementos do poético, e estabelecendo zonas de interseção entre essas funções. A obra do autor estudado abrange o livro de poemas intitulado Pedra Habitada, publicado em 2002. Original e transgressor, esse autor desenvolve em sua produção um trabalho literário que reforça uma linha de criação que tem seu foco apontado para a palavra-imagem e sua repercussão para a definição de uma estética contemporânea. Dividido em três capítulos, o estudo toma como ponto de partida uma das principais questões presentes no debate da atualidade sobre poesia, qual seja, a tensão entre tradição e diversidade, para, no capítulo seguinte, buscar uma decifração dos traços temáticos mais evidentes na obra roliminiana em estudo. Por fim, o trabalho analisa como se dá a preocupação do poeta quanto à representação artística de seus poemas.
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Título: Para além do espelho: a ficção pedagógica de Himani Bannerji
Data da defesa: 25/julho/2008
Resumo: Em busca de respostas a por que e de que modo a escritura ficcional de Himani Bannerji faz-se de relevância específica para a cultura canadense, procuramos constituir uma reflexão crítica capaz de identificar, analisar e discutir o lugar e a significância da obra da escritora no contexto da Literatura Canadense (Sul-Asiática). Para tanto, propomos uma abordagem de sua escrita ficcional, evidenciando o tratamento literário-discursivo do imigrante de origem sul-asiática no Canadá. Nossas considerações teóricas e analíticas fundamentam-se na crítica literária do Pós-colonialismo e dos Estudos Culturais, particularmente no que se refere a noções que subjazem o aspecto pedagógico da literatura. Como resultado, esperamos possibilitar um ambiente de revisão do discurso historiográfico-literário canadense, ao reconhecer a produção ficcional da autora como significativa no contexto expressivo das minorias étnicas. Especificamente, através do entrelaçamento analítico dos contos The Other Family (1990) e On a Cold Day (1999), buscamos revelar a existência do caráter pedagógico pós-colonial dessa escrita narrativa. O conjunto simbólico de sua linguagem narrativa torna-se um elemento fundamental na construção de nosso argumento.
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Título: A História da literatura do Rio Grande do Sul, de Guilhermino César: o inventário do período de formação da literatura sul-rio-grandense
Data da defesa: 23/janeiro/2009
Resumo: Essa dissertação analisa a História da literatura do Rio Grande do Sul (1956), de Guilhermino Cesar, com o objetivo de contribuir para a compreensão do processo de escrita da história da literatura sulina, tal como a formulou o historiador mineiro. A análise crítica da obra é desenvolvida à luz dos mais recentes estudos da Teoria da História da Literatura, campo do conhecimento que tem se ampliado a partir das últimas décadas do século XX. Nesse sentido, investigamos os pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos que norteiam a escrita historiográfica do autor, identificando, por exemplo, quais os principais posicionamentos críticos por ele assumidos, qual o conceito de literatura que embasa a construção de sua pesquisa, quais os critérios empregados na constituição do cânone literário rio-grandense, bem como questões relativas à apresentação e desenvolvimento formal dessa obra, fonte imprescindível para aqueles que se dedicam ao estudo da literatura do Rio Grande do Sul.
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Título: Personagens marcadas pela violência em Acqua toffana e O matador, de Patrícia Melo
Data da defesa: 17/dezembro/2008
Resumo: Patrícia Melo faz parte da lista de escritores contemporâneos que utiliza como matéria-prima o cotidiano caótico dos grandes centros urbanos. A presente dissertação busca localizar os romances Acqua toffana (1994) e O matador (1995) na história literária, a partir do diálogo que estabelecem com o romance policial, o romance-reportagem e os escritos de Rubem Fonseca. Também é uma análise comparativa da formação da visão de mundo das personagens principais dos dois livros, ressaltando, além da fragmentação, a influência do sistema televisivo. Ainda comparativamente, o trabalho evidencia como a violência física é utilizada pelas personagens como produto de consumo, meio de aceitação ou forma de quebrar padrões sociais de conduta.
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Título: Figurações da mulher-artista nos contos de Adriana Lunardi
Data da defesa: 27/janeiro/2010
Resumo: Nesta dissertação, a partir da análise do conto "Uma biografia para Barbie", em As meninas da Torre Helsinque (1996), e de "Sonhadora", "Ginny", "Flapper" e "Clarice", em Vésperas (2002), ambas as obras de autoria de Adriana Lunardi (SC, 1964), investigo as estratégias narrativas que a escritora utiliza, a fim de iluminar questões que envolvem a arte e a artista. Situo seu discurso na confluência de três paradigmas de gênero (literário e categoria de análise) postos em tensão: o Künstlerroman de autoria feminina, a biografia ficcional ou imaginária e o conto. Examino de que modo a autora constrói retratos da mulher-artista, seja ela uma figura documentada pela historiografia oficial ou um ser possível e imaginável, no viés tanto da trajetória da protagonista-artista, quanto dos processos intertextuais e dialógicos presentes na écriture lunardiana. A ênfase na análise da representação da artista em narrativas curtas de Adriana Lunardi conduz a discussões tais como: o conflito arte versus vida, o diálogo constante entre memória e expressão artística, o corpo feminino, o processo simbólico de morte e re/nascimento, as construções literárias mise en abyme e os jogos intertextuais. Devido ao caráter bibliográfico e hermenêutico da presente pesquisa, na abordagem crítica e analítica aos textos, além dos fundamentos teóricos, utilizo documentos externos aos contos; alguns pertencem ao campo da história (biografias oficiais) e outros, ao da literatura (obras das protagonistas). A narrativa curta de Lunardi, além de inovar configurações dos gêneros literários, Künstlerroman e biografia ficcional, amplia as fronteiras dos estudos de gênero. As distintas figurações da mulher-artista nos contos instauram o diálogo entre uma grande diversidade de textos, fato que traz maior visibilidade à autoria feminina e demonstra a flexibilidade da moldura da historiografia literária brasileira.
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